O Blues no início representava a
expressão cultural através da música de uma minoria. Sua origem está
essencialmente ligada a população negra americana.
Com simplicidade, sensualidade, poesia, humor e ironia, o Blues pode ser visto como um reflexo das qualidades e as atitudes dos negros Americanos por mais de um século. A definição e o mais importante sobre o Blues é seu significado além da música, que é uma referência a um estado de espírito. Mas a expressão "O Blues" (The Blues) não se popularizou antes do término da Guerra Civil Americana, quando sua essência passou a ser vista como um meio de descrever o estado de espírito da população afro-americana. Costumava-se dizer que os negros cantavam este tipo de música para tentar se verem livres da tristeza (blues).Muitos sabem que o Blues teve como berço o Delta do Mississipi, no entanto, a grande maioria pensa que foi nas vizinhanças de Nova Orleans. Errado: este foi o berço do jazz. O Delta que os bluesmen se referem, como uma espécie de país místico, é o delta lamacento do rio Yazoo, que junta sua águas às do rio Mississipi nas proximidades de Vicksburg, região de inundações onde camadas de lama vão se depositando a cada primavera.
Com simplicidade, sensualidade, poesia, humor e ironia, o Blues pode ser visto como um reflexo das qualidades e as atitudes dos negros Americanos por mais de um século. A definição e o mais importante sobre o Blues é seu significado além da música, que é uma referência a um estado de espírito. Mas a expressão "O Blues" (The Blues) não se popularizou antes do término da Guerra Civil Americana, quando sua essência passou a ser vista como um meio de descrever o estado de espírito da população afro-americana. Costumava-se dizer que os negros cantavam este tipo de música para tentar se verem livres da tristeza (blues).Muitos sabem que o Blues teve como berço o Delta do Mississipi, no entanto, a grande maioria pensa que foi nas vizinhanças de Nova Orleans. Errado: este foi o berço do jazz. O Delta que os bluesmen se referem, como uma espécie de país místico, é o delta lamacento do rio Yazoo, que junta sua águas às do rio Mississipi nas proximidades de Vicksburg, região de inundações onde camadas de lama vão se depositando a cada primavera.
Esta região possuía terras ricas
para o plantio de algodão, e por isso, ali vivia uma densa população
afro-americana, que servia como mão-de-obra escrava das lavouras.Para aliviar o
sofrimento e amenizar o trabalho nos campos, os escravos desenvolveram os
cantos de trabalho (work songs) que se tratavam de lamentos em forma de gritos
melancólicos ritmados pela enxada, martelos e machados. Como não podiam tocar
nenhum instrumento, pois os brancos receavam que fosse usado como códigos,
incitando à rebelião, a voz se tornou o principal – senão o único – instrumento
musical dos negros.
Com a abolição da escravatura,
prevaleceu o regime de semi-escravidão, sendo os meeiros vilmente explorados
pelos brancos proprietários. No entanto, a pouca liberdade concedida foi
suficiente para o contato com a música e o surgimento das juke joints, também
conhecidas como barrelhouses, que eram casas noturnas onde se vendiam bebidas
clandestinas e tinham um palco tosco para apresentação dos músicos locais.
A partir de então, o blues começou
a tomar forma e se popularizar. Foi quando surgiram grandes nomes e artistas
como Robert Jonhson, considerado por muitos o verdadeiro rei do blues do Delta.
O estilo veio de uma região na
parte sul do Mississippi, romanticamente denominada "O lugar onde o blues
nasceu". Foi o primeiro estilo que pôde contar com a gravação de suas
músicas por parte de indústrias fonográficas. Embora muitos artistas do Delta
tocassem com uma banda, poucos gravaram desta maneira. A maioria das gravações
entre 1920 e 1930 consiste em trabalhos solo, com acompanhamento apenas de
violão.
Iniciada com a quebra da Bolsa de
Valores de Nova York, em 1929, a crise econômica norte-americana se transformou
na Grande Depressão nos anos 30, afetando toda a economia mundial.
Com isto, as lavouras de algodão do
Delta do Mississipi também entraram em uma forte crise, o que ocasionou uma
verdadeira fuga dos negros dos campos, numa migração em massa rumo às grandes
cidades do Norte. Chicago se tornou a terra prometida pela necessidade de
mão-de-obra nas fábricas e pelas favoráveis condições ao blues.
A Highway 51 e a 61 foram as
principais rotas adotadas pela migração. Os trens e trilhos corriam como sangue
nas veias do blues. A ferrovia não era um mero meio de transporte, era quase um
veículo mágico que leva o negro a transcender a sua condição. Viagem, união e
separação: o trem adquiriu no blues uma dimensão mitológica, sendo imitado por vários
músicos, principalmente pelos gaitistas da época.
Nos anos quarenta, o coração do
Blues mudou-se para a região sul de Chicago. Lá surgiram grandes nomes como Elmore James, Willie
Mabon, Jimmy Rogers, Sonny Boy Williamson, Otis Spann, Willie Dixon, Muddy
Waters e Howlin’ Wolf. Entre as canções mais representativas
deste período podem ser destacadas Hoochie Coochie Man, Mannish Boy, Sloppy
Drunk e Don’t Start Me Talkin.
Foi criado por volta de 1940/1950,
amplificando o Delta Blues. Adicionou-se bateria, contra-baixo e piano (às
vezes saxofone), criando o que conhecemos hoje como "blues band"
(banda de blues). O estilo deu origem às batidas de rock e ao ritmo do funky
music nos anos 80 e 90.
Alguns Artistas Importantes: Buddy Guy, Willie Dixon, Little Walter, Elmore James,
B. B. King, Sonny Boy Williamson II, Junior Wells, Muddy Waters, Howlin' Wolf,
Jimmy Rogers, Magic Sam, Otis Rush.
Com o surgimento de fábricas e
empregos em outros lugares do país atraíram os negros e que levaram consigo o
Blues, difundindo o estilo pelo resto dos EUA. O Blues começava a se espalhar
por toda a América do Norte e dois estados específicos, fizeram um bom dever de
casa: Texas e Califórnia. Os blues-man nascidos nestes estados geralmente são
famosos (exemplo Stevie Ray Vaughan do Texas), e as músicas, bem conhecidas.
O Texas Blues nasceu na metade dos anos 20,
possuía as tradições do Country Blues, porém
o violão mais do que mero acompanhamento, era uma extensão do vocal.
Outro estágio do Texas Blues veio depois da Segunda Guerra Mundial, trazendo um
estilo totalmente elétrico.
O
apesar de ser mais influenciado pelo Blues do Texas, a costa oeste, onde surgiu
o Blues da Califórnia, incorporou uma grande variedade de estilos. Pessoas quem
vinham do Texas, Oklahoma, Louisiana, e Arkansas, para trabalharem nos campos e
nas fábricas, durante e após a Segunda Guerra Mundial, trouxeram consigo o
blues da região que viviam. E, nesta mistura de raízes diferentes, dentro do
mesmo estilo, formou-se o Blues da Califórnia.
Este bloco é dedicado então aos estilos de Blues do
Texas que tem como principais representantes: Bobby "Blue" Band, Albert Collins,
Lightnin' Hopkins, Blind Willie Johnson, Stevie Ray Vaughan, Lowell Fuson,
Freddie King, T-Bone Walker, Clarence Gatemouth Brown e Blind Lemon Jefferson. E dedicado também ao
blues da Califórnia, que é fortemente representado por: The Ford Blues Band,
Rod Piazza, Andy Just, entre outros.
Blues
Contemporâneo
O
blues moderno carrega consigo a tradição do blues antigo misturado ao som da
guitarra elétrica. Muitas bandas em meados dos anos 60 começaram a adotar este
estilo, principalmente bandas inglesas como John Mayall & The Bluesbreakers
e The Cream.
O
Blues elétrico é o mais conhecido dentre todos os outros estilos, pois conta com
um plantel de artistas renomados e músicas bastante conhecidas. Bandas com Led
Zeppelin, Janis Joplin, Jimi Hendrix, Rolling Stones, Yardbirds, Allman
Brothers e até Pink Floyd tiveram suas raízes bem bluseiras, imortalizando a
influência do Blues para variados estilos musicais.
O destaque para uso da guitarra
elétrica agressiva e distorcida baseada em raízes bluseiras vai para o imortal
Jimi Hendrix, um dos mais famosos ícones do instrumento.
Surgiram então guitarristas junto
com Hendrix, que se tornaram verdadeiros “reis” da guitarra, como Eric Clapton,
Jimi Page e Jeff Beck, o trio de guitarras mais conhecido no mundo e que
inclusive já gravaram juntos no grupo sessentista “Yardbirds”.
Alguns Artitas (e Bandas) Importantes: Albert Collins, Little Milton, B.B.King, Stevie Ray
Vauhghan, Roy Rogers, Jimi Hendrix, Johnny Winter, Robert Cray, Clarence
Gatemouth Brown, Freddie King, John Mayall, James Cotton, Luther Allison,
Canned Heat, Taj Mahal, ZZ Top, Rolling Stones, Yardbirds, Derek & The
Dominos, Jeff Beck Group.
O Blues no Brasil
O blues só foi chegar ao Brasil de
carona com o Rock ‘n’ Roll dos anos 50, o rock britânico e americano dos anos
60. Só em meados de 70 começaram a brotar por aqui as primeiras bandas
exclusivamente de blues, em sua maioria formadas por jovens brancos da classe
média saturados do rock e que não conseguiam encontrar na MPB uma identificação
para seus anseios e estilo de vida.
O interesse pelo blues no Brasil
cresceu tanto que, no final dos anos 80, começaram a acontecer por aqui
festivais especializados.
O primeiro festival de blues do
Brasil foi em Ribeirão Preto, em julho de 1989, reunindo feras como Buddy Guy,
Junior Wells, Albert Collins, Magic Slim e Etta James, contando ainda com a
participação brasileira de Blues Etílicos e André Christóvam. Este foi
carregado no colo em cima do palco por Albert Collins, pois já havia trabalhado
de roadie para ele nos EUA.
Outro
evento de destaque foi o ocorrido no espaço Disco Voador, Lapa RJ, junho de
1994, tributo a Robert Johnson.
Junto
com os festivais surgiram nomes expressivos dentro do cenário nacional, que
tocam muito bem este estilo como Celso Blues Boy, André Cristovám, Edvaldo
Santana, Sólon Fishbone, Fernando Noronha e mais tarde Nuno Mindelis, angolano
nacionalizado brasileiro. As bandas de blues nacional de maior destaque e mais
conhecidas são Blues Etílicos, fundada em 1987, Baseado em Blues, Big Allanbik
eBig Joe Manfra.
Sugestão
de filmes:
- “A Encruzilhada”, que é um belo tributo às raízes do blues. Direção de Walter Hill;
- documentário "Martin Scorsese Presents the Blues: A Musical Journey", Com Martin Scorsese como mentor e produtor executivo;
-
Cadillac Records (2008, dirigido por Darnell Martin);