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quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Origem do Samba

O Dia do Samba é comemorado nacionalmente em 2 de dezembro e foi criado em homenagem a Ary Barroso, pela composição da música  “Na Baixa do Sapateiro”, que marcou sua primeira visita à Salvador. Inicialmente, a data era festejada apenas na capital baiana, mas acabou se tornando nacional.
De origem afro-baiana, o samba descende do lundu usado nas festas dos terreiros entre umbigadas e pernadas de capoeira. Característica marcante do Brasil, o samba cresce e se reinventa. Samba-canção, samba de breque, samba de roda, samba-enredo, samba rock são alguns de seus derivados.

A origem da palavra

Quanto à origem da palavra SAMBA, e de seu significado, há controvérsias entre os estudiosos. O etnógrafo e o folclorista lusitano Edmundo Correia Lopes (citado por Hugo Rocha) ocupa-se de um dança da Guiné portuguesa a que os indígenas chamam samba e que é, sem duvida - afirma - parente próxima do samba do Brasil, o qual, se não descende, em linha reta, daquela, tem, pelo menos, a mesma origem. A afirmação de que o vocábulo designa um ritmo fula, indaga o autor acima citado: "Mas será samba realmente o nome de um toque tradicional? Para tal a razão conhecida parece-me pouco genérica. O nome que à cantiga, veio de uma palavra que nela se repete, sempre ou varias vezes no fim da primeira frase, é o nome do cantador e ator da mímica que representa a provocação de uma rapariga a um rapaz, motivo frequente das danças profanas. O rapaz chama-se Samba. Samba, provocado a dançar, reproduz os movimentos da provocadora, ideal, porque a dança é o solo, podendo ser repetida pelo coro".
Outros investigadores reconhecem na palavra Samba um vocábulo de origem bantu, e dão como designativo de um determinado movimento de dança. Ou seria, também, um derivado do verbo "Kumba", usado com significado de "namorada". Este é um sentido que parece não estar longe da realidade, porque de fato o tema do Amor - do amor impossível ou contrafeito, sobretudo - é o que predomina nas composições desse gênero. De resto, no que respeita ao aspecto sensual da musica, todos os autores estão mais ou menos acordes. "O Samba é dança essencialmente feminina, mais combativa que erótica" -, diz Edmundo Correia Lopes. Quase todos os ritmos de danças populares brasileiras - o maxixe, os cocos, o frevo, os recortados - têm influencia africana, total ou parcial. De todos, porem, o mais característico é o samba, que permanece ainda como padrão da nossa musica popular.

Após a abolição da escravatura, milhares de ex-escravos, saídos principalmente da Bahia, foram ao Rio de Janeiro procurar emprego e tentar recomeçar a vida. Moravam em morros distantes do centro "nobre" carioca, mas logo sua música foi levada às altas classes da cidade. O único problema era que para agradar aos ouvidos ricos, as rádios mutilavam o samba, recheando-o de cordas, em uma tentativa de aproximá-los do som europeu.

A partir de meados de 1915, sambistas como Marçal, Pixinguinha, Ismael Silva, Bidê, Donga, Elói e Nilton Bastos conseguiram consolidar o chamado "samba de morro". O primeiro samba, Pelo Telefone, de Donga, foi gravado em 1917. Em 1928 foi criada a primeira Escola de Samba do Brasil, a Deixa Falar. Os sambistas já não eram perseguidos pela polícia nem considerados baderneiros. Não demorou muito para que outra Escola de Samba fosse criada: era a Estação Primeira de Mangueira. Os primeiros desfiles das Escolas foram feitos e logo conquistaram a simpatia da população, independente de classe social ou cor.

A porta estava aberta para que surgissem os sambistas brancos, e os primeiros foram Noel Rosa e Ary Barroso. As rádios tocavam samba com mais frequência e a indústria fonográfica passou a prensar discos que foram bem aceitos pelo público.

Ao longo das décadas, o samba foi sendo absorvido pelos mais variados estilos, como a bossa nova. Foi graças à simpatia de artistas de outros ramos que, nos anos 60, um de seus maiores talentos, Cartola, passou a ser reconhecido.

Com o advento do samba, foi aberto espaço para que o pagode também chegasse às massas. Ele já era tocado em botecos e festas, mas foi com Paulinho da Viola, Clementina de Jesus e Elton Medeiros que se tornou popular.

Em 1968 foi criado o primeiro grupo de pagode, Os Originais do Samba. O golpe final para a conquista do público foi na 1ª Bienal do Samba, quando o grupo acompanhou ninguém menos que Elis Regina na música Lapinha.

Iniciou-se a formação de uma nova safra de sambistas, representada pelo grupo Fundo de Quintal, Beth Carvalho, Jorge Aragão (autor da clássica Coisinha do Pai), Agepê e Almir Guineto. O samba e o pagode já estavam muito além dos limites cariocas: do Oiapoque ao Chuí, era conhecido como o mais brasileiro dos ritmos.

Um dos mais legítimos representantes do pagode saiu do Bloco Cacique de Ramos (RJ): é Zeca Pagodinho, um artista premiado que mantém as raízes, a irreverência e o descompromisso do ritmo.

Principais tipos de samba:

Samba-enredo

Surge no Rio de Janeiro durante a década de 1930. O tema está ligado ao assunto que a escola de samba escolhe para o ano do desfile. Geralmente segue temas sociais ou culturais. Ele que define toda a coreografia e cenografia utilizada no desfile da escola de samba.

Samba de partido alto

Com letras improvisadas, falam sobre a realidade dos morros e das regiões mais carentes. É o estilo dos grandes mestres do samba. Os compositores de partido alto mais conhecidos são:  Moreira da Silva, Martinho da Vila e Zeca Pagodinho.

Pagode

Nasceu na cidade do Rio de Janeiro, nos anos 70 (década de 1970), e ganhou as rádios e pistas de dança na década seguinte. Tem um ritmo repetitivo e utiliza instrumentos de percussão e sons eletrônicos. Espalhou-se rapidamente pelo Brasil, graças às letras simples e românticas. Os principais grupos são : Fundo de Quintal, Raça Negra, Art Popular e outros.

Samba-canção

Surge na década de 1920, com ritmos lentos e letras sentimentais e românticas. Exemplo: Ai, Ioiô (1929), de Luís Peixoto.

Samba carnavalesco

Marchinhas e Sambas feitas para dançar e cantar nos bailes carnavalescos. exemplos : Abre alas, Apaga a vela, Aurora, Balancê, Cabeleira do Zezé, Bandeira Branca, Chiquita Bacana, Colombina, Cidade Maravilhosa entre outras.

Samba-exaltação

Com letras patrióticas e ressaltando as maravilhas do Brasil, com acompanhamento de orquestra. Exemplo: Aquarela do Brasil, de Ary Barroso gravada em 1939 por Francisco Alves.

Samba de breque

Este estilo tem momentos de paradas rápidas, onde o cantor pode incluir comentários, muitos deles em tom crítico ou humorístico. Um dos mestres deste estilo é Moreira da Silva.

Samba de gafieira 

Foi criado na década de 1940 e tem acompanhamento de orquestra. Rápido e muito forte na parte instrumental, é muito usado nas danças de salão. Sambalanço. Surgiu nos anos 50 (década de 1950) em boates de São Paulo e Rio de Janeiro. Recebeu uma grande influência do jazz.. Um dos mais significativos representantes do Sambalanço é Jorge Ben Jor,  que mistura também elementos de outros estilos.