Certamente
existem diversas listas sobre as "(sete) maravilhas do mundo
medieval" da Idade Média.
Embora
seja pouco provável que estas listas surgiram exatamente nessa época, pois, a
palavra "medieval" foi introduzida na época do Iluminismo e o
conceito da "Idade Média" tornou-se popular só a partir do século
XVI.
Muitas
das estruturas contidas nestas listas foram construídas antes da Idade Média,
mas eram bem conhecidos. As listas levam nomes como "Maravilhas da Idade
Média" (implicando nenhuma limitação específica para sete), "Sete
Maravilhas da Idade Média", "Patrimônio Medieval" e outras
denominações.
Stonehenge, Reino Unido
O Stonehenge |
O
Stonehenge é uma estrutura composta, formada por círculos concêntricos de
pedras que chegam a ter cinco metros de altura e a pesar quase cinquenta
toneladas, onde se identificam três distintos períodos construtivos:
O
chamado Período I (c. 3100 a.C.), quando o monumento não passava de uma simples
vala circular com 97,54 metros de diâmetro, dispondo de uma única entrada.
Internamente erguia-se um banco de pedras e um santuário de madeira. Cinquenta
e seis furos externos ao seu perímetro continham restos humanos cremados. O
círculo estava alinhado com o pôr do Sol do último dia do Inverno, e com as
fases da Lua.
Durante
o chamado Período II (c. 2150 a.C.) deu-se a realocação do santuário de
madeira, a construção de dois círculos de pedras azuis (coloridas com um matiz
azulado), o alargamento da entrada, a construção de uma avenida de entrada
marcada por valas paralelas alinhadas com o Sol nascente do primeiro dia do
Verão, e a ereção do círculo externo, com 35 pedras que pesavam toneladas. As
altas pedras azuis, que pesam quatro toneladas, foram transportadas das
montanhas de Gales a cerca de 24 quilômetros ao Norte.
No
chamado Período III (c. 2075 a.C.), as pedras azuis foram derrubadas e pedras
de grandes dimensões (megálitos) - ainda no local - foram erguidas. Estas
pedras, medindo em média 5,49 metros de altura e pesando cerca de 25 toneladas
cada, foram transportadas do Norte por 19 quilômetros. Entre 1500 a.C. e 1100
a.C., aproximadamente sessenta das pedras azuis foram restauradas e erguidas em
um círculo interno, com outras dezenove, colocadas em forma ferradura, também
dentro do círculo.
Coliseu de Roma, Itália
O Coliseu de Roma |
O
Coliseu, também conhecido como Anfiteatro Flaviano, deve seu nome à expressão
latina Colosseum (ou Coliseus, no latim tardio), devido à estátua colossal de
Nero, que ficava perto a edificação. Localizado no centro de Roma, é uma exceção
de entre os anfiteatros pelo seu volume e relevo arquitetônico. Originalmente
capaz de albergar perto de 50 000 pessoas, e com 48 metros de altura, era usado
para variados espetáculos. Foi construído a leste do Fórum Romano e demorou
entre oito a dez anos a ser construído.
O
Coliseu foi utilizado durante aproximadamente 500 anos, tendo sido o último
registro efetuado no século VI da nossa era, bastante depois da queda de Roma
em 476. O edifício deixou de ser usado para entretenimento no começo da Idade
Média, mas foi mais tarde usado como habitação, oficina, forte, pedreira, sede
de ordens religiosas e templo cristão.
Embora
esteja agora em ruínas devido a terremotos e pilhagens, o Coliseu sempre foi
visto como símbolo do Império Romano, sendo um dos melhores exemplos da sua arquitetura.
Atualmente é uma das maiores atrações turísticas em Roma e em 7 de julho de
2007 foi eleita umas das "Sete maravilhas do mundo moderno". Além
disso, o Coliseu ainda tem ligações à igreja, com o Papa a liderar a procissão
da Via Sacra até ao Coliseu todas as Sextas-feiras Santas.
Catacumbas de Kom el Shoqafa,
Egito
Catacumbas de Kom el Shoqafa |
Catacumbas
de Kom el Shoqafa são um sítio arqueológico histórico localizado em Alexandria
no Egito, foram descobertas em 28 de setembro de 1900 e são um dos maiores
sítios funerários romanos egípcios. O complexo foi construído em fins do século
I e foi utilizado até o século IV.
A
necrópole consiste de uma série de túmulos Alexandrinos, estátuas e objetos
usados no culto funerário do Faraó com influência do período helenístico e do
antigo Império Romano. Devido ao período, muitos dos elementos encontrados
fundiram tanto em aspectos culturais romanos como em gregos e egípcios ;
algumas estátuas possuem estilo egípcio, porém ostentam roupas e cabelo do
estilo romano, enquanto outras partes são características de um estilo
semelhante. Uma escada circular, que muitas vezes foi usada para transportar
corpos falecidos, leva onde os túmulos foram uma vez colocados em substrato
rochoso durante a idade dos imperadores Antonino (2 º século dC).
O
mecanismo foi então utilizado como uma câmara de sepultamento do 2 º século
para o 4 º século, antes de ser redescoberto em 1900 quando um burro caiu
acidentalmente no acesso. Até o momento, três sarcófagos foram encontrados,
juntamente com outros restos humanos e animais, que foram acrescentados
posteriormente. Acredita-se que as catacumbas eram destinadas apenas para uma
única família, mas não está claro porque o sítio foi expandido de modo a
albergar muitas outras pessoas. As Catacumbas de Kom el Shoqafa são também uma
das sete maravilhas do mundo medieval. Uma das partes mais assustadoras da
catacumbas é o chamado Hall de Caracalla. Segundo a tradição, esta é uma câmara
para os homens e os animais que foram massacrados por ordem do Imperador
Caracala.
Torre de Porcelana de Nanquim -
Bao'ensi, China
A Torre de Porcelana (ou Pagode de Porcelana) de Nanjing |
A
Torre de Porcelana (ou Pagode de Porcelana) de Nanjing (chinês: 南京陶塔, pinyin: Nánjīng Táotǎ), também
conhecida como Bao'ensi (ou seja "Templo de Gratidão"), é um sítio
arqueológico histórico localizado ao Sul do Yangtze em Nanjing, China. Foi
construído no século XV como um pagode budista, mas foi grandemente destruído
no século XIX, durante a Rebelião Taiping. Contudo, a torre encontra-se
atualmente em reconstrução.
A
torre era octogonal com uma base de cerca de 30m (trinta metros) de diâmetro.
Quando foi construída era uma das maiores construções da China, elevando-se a
uma altura de quase 80 metros com nove compartimentos e uma escadaria no meio
do pagode de quase 40m (quarenta metros). O topo do telhado possuía uma esfera
dourada. Originalmente havia planos de adicionar mais compartimentos, de acordo
com um missionário americano que visitou Nanjing em 1852. Havia poucos pagodes
chineses que ultrapassavam sua altura, como o ainda existente "Pagode
Liaodi " do século XI, de cerca de 83m (oitenta e três metros) de altura
em Hebei ou o já não existente pagode de madeira da cidade de Chang'an, do 7º
século, com cerca de 100m (cem metros) de altura.
A
torre foi construída com blocos de porcelana branca, que, dizia-se, refletia os
raios do sol durante o dia e mais de 140 lâmpadas eram penduradas para iluminar
a torre. Vidro e cerâmica foram trabalhados na porcelana criando uma mistura de
formas verde, amarelo, marrom (castanho) e branco nas paredes da torre,
incluindo animais, flores e paisagens. A torre é decorada também com numerosas
imagens budistas.
A Muralha da China
Muralha da China |
A
Muralha da China, Grande Muralha da China ou simplesmente Grande Muralha é uma
impressionante estrutura de arquitetura militar construída durante a China
Imperial.
Embora
seja comum a ideia de que se trata de uma única estrutura, na realidade
consiste em diversas muralhas, construídas por várias dinastias ao longo de
cerca de dois milênios. Se, no passado, a sua função foi essencialmente
defensiva, no presente constitui um símbolo da China e uma procurada atração
turística.
As
suas diferentes partes distribuem-se entre o Mar Amarelo (litoral Nordeste da
China) e o deserto de Góbi e a Mongólia (a Noroeste).
A
muralha começou a ser erguida por volta de 221 a.C. por determinação do
primeiro imperador chinês, Qin Shihuang. Embora a Dinastia Chin não tenha
deixado relatos sobre as técnicas construtivas que empregou e nem sobre o
número de trabalhadores envolvidos, sabe-se que a obra aproveitou uma série de
fortificações construídas por reinos anteriores, sendo o aparelho dos muros
constituído por grandes blocos de pedra ligados por argamassa feita de barro e
pasta de farinha de arroz com cal hidratada. Com aproximadamente três mil
quilômetros de extensão à época, a sua função era a de conter as constantes
invasões dos povos ao Norte
Chemin
de ronde Muraille LongCom a morte do imperador Qin Shihuang, iniciou-se na
China um período de agitações políticas e de revoltas, durante o qual os
trabalhos na Grande Muralha ficaram paralisados. Com a ascensão da Dinastia Han
ao poder, por volta de 206 a.C., reiniciou-se o crescimento chinês e os
trabalhos na muralha foram retomados ao longo dos séculos até ao seu esplendor
na Dinastia Ming, por volta do século XV, quando adquiriu as atuais feições e
uma extensão de cerca de sete mil quilômetros, estendendo-se de Shanghai, a
leste, a Jiayu, a oeste, atravessando quatro províncias (Hebei, Shanxi, Shaanxi
e Gansu) e duas regiões autônomas (Mongólia e Ningxia).
A
magnitude da obra, entretanto, não impediu as incursões de mongóis, xiambeis e
outros povos que ameaçaram o império chinês ao longo de sua história. Por volta
do século XVI perdeu a sua função estratégica, vindo a ser abandonada.
No
século XX, na década de 1980, Deng Xiaoping priorizou a Grande Muralha como
símbolo da China, estimulando uma grande campanha de restauração de diversos
trechos que, entretanto, foi questionada. A requalificação do monumento para o
turismo sem normas para o seu adequado usufruto, aliado à falta de critérios
técnicos para a restauração de alguns trechos (como o próximo a Jiayuguan, no
Oeste do país, onde foi empregado cimento moderno sobre uma estrutura de pedra
argamassada, conduzindo ao desabamento de uma torre de seiscentos e trinta
anos), gerou várias críticas por parte de preservacionistas, que estimam que
cerca de dois terços do total do monumento estejam em ruínas.
Basílica de Santa Sofia, Turquia
Basílica de Santa Sofia |
A
Basílica de Santa Sofia, também conhecida como Hagia Sophia (grego: Άγια Σοφία
Hagia Sophia, que significa "Sagrada Sabedoria"; Ayasofya em turco) é
um imponente edifício construído entre 532 e 537 pelo Império Bizantino para
ser a catedral de Constantinopla (atualmente Istambul, na Turquia) e que foi
convertido em mesquita em 1453 até ser transformado em museu, em 1935.
A
primeira grande igreja no local foi construída pelo Imperador Constâncio, filho
de Constantino o Grande, mas foi destruída durante a Revolta de Nika de 532. O
edifício foi reconstruído em sua forma atual entre 532 e 537 sob a supervisão
pessoal do imperador Justiniano I. É considerada o exemplo principal da
arquitectura bizantina. De grande importância artística, seu interior foi
decorado com mosaicos e colunas e esculturas de mármore. A riqueza e o nível
artístico da basílica teria levado Justiniano a dizer Νενίκηκά σε Σολομών
("Salomão, eu te superei!").
Torre de Pisa, Itália
Torre de Pisa |
O
Torre Pendente de Pisa (em italiano Torre pendente di Pisa), ou simplesmente,
Torre de Pisa, é um campanário (campanile ou campanário autônomo) da catedral
da cidade italiana de Pisa.
Está
situada atrás da catedral, e é a terceira mais antiga estrutura na praça da
Catedral de Pisa (Campo dei Miracoli), depois da catedral e do baptistério.
Embora
destinada a ficar na vertical, a torre começou a inclinar-se para sudeste logo
após o início da construção, em 1173, devido a uma fundação mal construída e a
um solo de fundação mal consolidado, que permitiu à fundação ficar com
assentamentos diferenciais. A torre atualmente se inclina para o sudoeste.
A
altura do solo ao topo da torre é de 55,86 metros no lado mais baixo e de 56,70
metros na parte mais alta.
A
espessura das paredes na base é de 4,09 metros e 2,48 metros no topo. Seu peso
é estimado em 14 500 toneladas.
A
torre tem 296 ou 294 degraus: o sétimo andar da face norte das escadas tem dois
degraus a menos. Antes do trabalho de restauração realizado entre 1990 e 2001 a
torre estava inclinada com um ângulo de 5,5 graus,1 2 3 estando agora a torre
inclinada em cerca de 3,99 graus.4 Isto significa que o topo da torre está a
uma distância de 3,9 m de onde ele estaria se a torre estivesse perfeitamente
na vertical.5.